• Português
  • English

Igreja da Misericórdia

Fachada Principal

 

Igreja da Santa Casa da Misericórdia tem uma planta transversal composta por nave única e capela-mor, por janelas e por um portal de arco de volta perfeita encimado por frontão interrompido pela imagem da Virgem, tendo adossado o antigo hospital, com fachadas de três pisos ricamente decorados, estabelecendo a transição do maneirismo para o barroco. Arquitectura religiosa e hospitalar, maneirista e barroca.

Igreja de exterior de certa frieza e sobriedade, própria do maneirismo e do estilo do Engenheiro militar. O interior de grande riqueza decorativa barroca, conjugando azulejos azuis sobre fundo branco, com altares em talha dourada.  O revestimento azulejar representando as Obras da Misericórdia integra-se no designado "Ciclo dos Mestres" e a talha no "Estilo Nacional", podendo destacar-se a do retábulo-mor com tribuna. Possui coro-alto sobre arco em asa de cesto e púlpitos.

A pintura do tecto da nave segue o modelo da época, tendo em primeiro plano desenho arquitetónico, e no segundo, um certo efeito celeste, com cenas alusivas à Virgem em medalhões.

 

PortuguêsEnglish